MadeTecnologia

MadeTecnologia

Leitura: 3 minutos

Inteligência Artificial na Gestão da Cadeia de Abastecimento: Como a IA pode melhorar as suas operações comerciais

A logística é um processo complexo que envolve numerosas peças móveis. Qualquer perturbação pode ter sérias repercussões, razão pela qual a gestão da cadeia de abastecimento deve ser precisa, detalhada e estratégica. A IA pode tornar a sua cadeia de abastecimento mais eficiente e eficaz. A IA na gestão da cadeia de abastecimento refere-se a algoritmos que melhoram os processos através da tomada de decisões orientadas por dados. Este post no blog dar-lhe-á uma visão geral dos benefícios da IA na GCA, bem como alguns exemplos de como ela está a ser utilizada hoje em dia.

 

O que é Inteligência Artificial?

A inteligência artificial (IA) é a capacidade das máquinas para realizar tarefas que estão tipicamente associadas à inteligência humana. Os computadores podem aprender, encontrar conhecimentos e fazer previsões ou recomendações com base em grandes dados. A IA engloba a aprendizagem de máquinas, processamento de linguagem natural, visão por computador, e outras tecnologias.

O objectivo da IA é automatizar tarefas que de outra forma seriam feitas por seres humanos através da utilização de sistemas informáticos. A IA utiliza a aprendizagem mecânica para resolver problemas e fazer previsões. A aprendizagem de máquinas envolve a alimentação de dados em algoritmos que analisam esses dados e fazem previsões.

A inteligência artificial é também referida como IA e é um campo crescente da informática que enfatiza a criação de máquinas inteligentes que podem aprender e ser criativas. A IA utiliza sistemas informáticos inteligentes para resolver problemas complexos. Tem muitos tipos diferentes de utilizações nos negócios e na vida quotidiana.

 

Porque é que a IA é importante para a gestão da cadeia de abastecimento?

Confiamos na tecnologia em quase todos os aspectos da nossa vida, e a gestão da cadeia de abastecimento não é excepção. A inteligência artificial é o próximo passo na gestão da cadeia de abastecimento porque leva a GCA um passo à frente, automatizando o processo. Da previsão ao planeamento da procura e mais além, eis como a IA pode melhorar a sua cadeia de abastecimento.

 

IA em Logística: Automatizar o processo

A IA pode ser utilizada para automatizar muitos aspectos do processo logístico. Os sistemas de gestão de armazéns já utilizam robótica, sensores e outras tecnologias que podem ser programadas para tomar decisões e executar tarefas. Pode utilizar a IA para optimizar a gestão do seu inventário e o processo de expedição. A IA gere o processo, aprende com os dados, e toma decisões. Também pode trabalhar sem problemas com outras tecnologias para o ajudar a optimizar as suas operações logísticas. A IA pode ajudá-lo a prever a procura, prever as necessidades do produto, e programar os envios. Pode melhorar os tempos de expedição, reduzir os níveis de inventário e aumentar a satisfação do cliente.

 

 

 

IA na Gestão da Cadeia de Abastecimento: Identificação de problemas

A IA pode ajudá-lo a identificar problemas antes que eles aconteçam. Pode analisar dados e prever resultados, o que o pode ajudar a intervir antes de haver um problema. A IA será capaz de monitorizar a sua cadeia de abastecimento e fornecer conhecimentos valiosos, o que lhe permitirá responder rapidamente aos problemas. Pode controlar o comportamento dos seus clientes, ajudá-lo a identificar riscos, e prevenir fraudes. A IA será capaz de acompanhar os envios e assinalar quaisquer problemas. Pode também prever quaisquer problemas potenciais com base em dados anteriores. Por exemplo, se houver um padrão de remessas a serem entregues tardiamente, a IA será capaz de assinalar o problema para que possa tomar medidas.

 

IA na Gestão da Cadeia de Abastecimento: Melhorar a Previsão

A IA pode melhorar as suas capacidades de previsão. Através da análise de dados e padrões passados, a IA pode prever resultados futuros com mais exactidão do que os humanos. A IA pode utilizar dados existentes, tais como o tempo e a procura, para prever resultados futuros. Pode também utilizar dados externos, tais como os de outras indústrias, para prever resultados. A IA pode ajudá-lo a superar os desafios da previsão, tais como o enviesamento e dados imprecisos, e fornecer resultados mais precisos. A IA pode recolher dados e fazer previsões sobre a procura, oferta, e outros factores que têm impacto no seu negócio.

 

Conclusão

A gestão da cadeia de fornecimento e as operações comerciais podem ser melhoradas utilizando inteligência artificial, o que envolve máquinas que podem aprender com os dados e fazer previsões. A gestão da cadeia de abastecimento é a fase seguinte da IA, que tem muitas vantagens. Pode automatizar processos, identificar problemas, melhorar a previsão, e tomar melhores decisões.

Compartilhe